O que é a Fibrose Pulmonar?
A Fibrose Pulmonar é uma doença progressiva que determina uma substituição do pulmão normal por um tecido cicatricial. Este processo leva a um endurecimento da estrutura pulmonar, causando uma redução do seu tamanho, determinando um prejuízo em seu funcionamento.
A Fibrose Pulmonar é chamada de idiopática, quando não se consegue estabelecer a sua causa, sendo esta a maior parte dos casos. Em alguns pacientes, a Fibrose Pulmonar pode ser secundária a outras doenças intersticiais pulmonares, exposição a substâncias nocivas ao pulmão, uso de medicamentos, fatores ambientais, etc. A Fibrose Pulmonar também está associada ao consumo de tabaco e existem casos de acometimento familiar.
A doença apresenta poucos sintomas em sua fase inicial, sendo muitas vezes confundida com enfermidades mais comuns como bronquite e infecções pulmonares. O diagnóstico pode ser feito através do exame clínico e estudo radiológico, mas muitas vezes somente a biópsia pulmonar pode diagnosticar com certeza o tipo de fibrose pulmonar que o paciente apresenta.
A Fibrose Pulmonar também pode ser diagnosticada através de exames de rotina, principalmente em idosos. Muitas vezes, está associada a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - Bronquite Crônica e Enfisema Pulmonar). Costuma ocorrer em pessoas entre os 50 e 70 anos, tendo a incidência semelhante em ambos os sexos.
Sintomas
Os principais sintomas são:
Tosse: Costuma ser seca e com aumento progressivo da freqüência e intensidade. Está presente em fases precoces da doença.
Falta de ar: Também aumenta progressivamente. Muitas vezes é confundido com cansaço, sedentarismo ou idade avançada, e normalmente aparece com alguma atividade física.
Cansaço aos esforços: Inicialmente aparece somente com esforços grandes e com o avanço da doença aparece em atividades leves.
Dedos em vidro de relógio (baqueteamento digital): Aparece em metade dos casos. As extremidades dos dedos modifica sua formatação.
Cianose: Coloração azulada de extremidades e lábios, principalmente após atividades físicas. Está associada a falta de oxigênio no organismo.
Tratamento
O tratamento atual para Fibrose Pulmonar consiste na utilização de terapia medicamentosa, não-medicamentosa e transplante pulmonar:
a) Terapia Medicamentosa
Os principais medicamentos empregados até o momento são os corticóides, os antioxidantes e os imunossupressores. Estes medicamentos, isoladamente ou em conjunto, podem trazer resultados em fases iniciais da doença. Existem vários novos medicamentos em estudo para esta doença.
Os principais medicamentos empregados até o momento são os corticóides, os antioxidantes e os imunossupressores. Estes medicamentos, isoladamente ou em conjunto, podem trazer resultados em fases iniciais da doença. Existem vários novos medicamentos em estudo para esta doença.
b) Terapia Não-Medicamentosa
Além do emprego de medicamentos, estão indicadas outras medidas para o tratamento de portadores de Fibrose Pulmonar:
- Atividades Físicas e Programas de Reabilitação Pulmonar
Além do emprego de medicamentos, estão indicadas outras medidas para o tratamento de portadores de Fibrose Pulmonar:
- Atividades Físicas e Programas de Reabilitação Pulmonar
- Oxigenoterapia em casos avançados
- Tratamento de doenças concomitantes (bronquite, enfisema, outras doenças pulmonares, etc.)
- Suspensão do tabagismo
- Afastar exposição inalatória ambiental
c) Transplante Pulmonar
O transplante de pulmão está indicado para pacientes onde ocorre progressão da doença mesmo com o tratamento convencional e em casos com sintomas importantes. As provas de função pulmonar são exames importantes para determinar a necessidade atual ou futura da realização um transplante pulmonar.
Até o momento não existe nenhuma prevenção para evitar o surgimento da Fibrose Pulmonar. Embora existam vários casos em não fumantes, a abstenção ao tabagismo está indicada em qualquer prevenção de doença respiratória.
Familiares de portadores de Fibrose Pulmonar Idiopática devem consultar com um especialista, pois existem casos de acometimento familiar.
O pneumologista, médico especialista em doenças do aparelho respiratório, é o profissional indicado para o diagnóstico e tratamento correto da Fibrose Pulmonar.
Exames mais frequentes
Os exames mais frequentemente solicitados são:
Exames Radiológicos: RX de tórax e tomografia computadorizada de pulmão.
Provas Funcionais: Espirometria com medida de difusão e de volumes pulmonares.
Fibrobroncoscopia: Para coleta de material.
Laboratório Geral:Muitos pacientes deverão realizar biópsia pulmonar cirúrgica para a confirmação do diagnóstico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário