terça-feira, 12 de outubro de 2010

O USO DA DRENAGEM LINFÁTICA NA OBESIDADE.

O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão de trabalhos sobre esse campo de atuação profissional.
INTRODUÇÃO:
A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública deste novo milênio, acometendo quase um terço da população mundial. Somente na América Latina, é possível que cerca de 200.000 pessoas morram por ano decorrência das complicações da obesidade.

No Brasil, o problema vem tomando proporções cada vez maiores. Dados mais recentes mostram que ele já ocupa o sexto lugar no ranking dos países com maior número de obesos, atrás apenas dos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Itália e França.

A doença é fruto de fatores genéticos (geralmente há mais obesos na família), distúrbios metabólicos (engorda-se desproporcionalmente à quantidade de calorias ingeridas) e ambientais (oferta e estímulo ao consumo de alimentos calóricos). 

As repercussões da obesidade  No organismo são inúmeras e apresentam relação direta com os valores do IMC. É sabido que quanto maior for este índice, mais freqüentes e graves serão as doenças associadas. Assim sendo, pessoas com IMC superior a 35 kg/m² são mais sujeitas a doenças cardíacas e vasculares (coronariopatias e hipertensão arterial), diabetes, insuficiência pulmonar, distúrbios metabólicos (hiperlipidemia), doenças da vesícula biliar (cálculos), doenças que afetam as articulações (osteoartrose degenerativa), distúrbios da menstruação (suspensão ou para mais), aumento do risco de desenvolver câncer (endométrio, mama, intestino, próstata), além de problemas psicológicos com desajustes sociais e familiares. 

Drenagem linfática Manual:

Simples arte de tocar no ser humano tem um grande significado para a saúde física e mental do indivíduo.
Motivadas pelo enorme desejo de alcançarem o abdômen “tanquinho” e a silhueta tipo “violão”, sem aquelas gordurinhas localizadas que tanto incomodam e levam ao desespero, muitas mulheres procuram, hoje, clínicas de estética e massoterapia em nome das sessões de drenagem linfática.
A terapia é, atualmente, a mais requisitada no Brasil para a perda de medidas. Movimenta um mercado milionário e traz grandes esperanças aos não amantes das academias de ginástica e nem do bisturi. Além disso, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto a desnutrição caiu de 9,5% para 4% da população, o número de brasileiros gordos aumentou exponencialmente. Atualmente, 40% dos adultos no País estão acima do peso considerado ideal, com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25. Ao se levar em conta o total de obesos, pessoas com IMC superior a 30, o percentual é de 8,8% para os homens e 12,7% para as mulheres.
Apesar disso, dentre os principais benefícios das sessões de drenagem linfática também estão a melhora da auto-estima, da circulação sanguínea – além da linfática -, o relaxamento geral do corpo e um efeito que pouco é comentado, o rejuvenescedor.
Muitas universidades, principalmente nos Estados Unidos, estudam os efeitos da massagem sobre as pessoas em todas as faixas etárias. A Escola de medicina da Universidade de Miami – Instituto de Pesquisa do Toque, ou “Touch Research Instituite” -, por exemplo, já conduziu em torno de 78 estudos sobre os efeitos positivos da terapia e da massagem e dentre as descobertas significativas estão a melhora no crescimento, no caso de crianças; a redução de dores, como por exemplo a fibromialgia; a redução nos problemas com a auto-imunidade, com o aumento das funções pulmonares na asma e diminuição dos níveis de glicose em diabéticos; a melhoria da função imunológica, além da melhoria da performance e agilidade, ou seja, o rejuvenescimento. Muitos destes efeitos se mostraram devido ao relaxamento e a diminuição dos hormônios do estresse.

Recursos da Dermato Funcional:
  • ·         Drenagem linfática Manual.
  • ·         Terapias Manipulativas: massoterapia, liberação tecidual.
  • ·         Agentes térmicos: uso de calor, frio.
  • ·         Ultra-som
  • ·         Agentes eletroterapêuticos: microcorrentes, corrente galvânica, alta voltagem.
  • ·         Agentes mecanoterapêuticos: vacuoterapia, pressoterapia.
  • ·         Agente fototerapêutico: Laser.
  • ·        Cinesioterapia: exercícios para correção da postura antalgica, encurtamento e contraturas muscular e ganho de amplitude articular.



CONCLUSÃO:
A  drenagem linfática é ótimo recurso da fisioterapia, mas se o paciente não mudar seus hábitos alimentares e práticas exercícios, não tem como obter resultados.

Um comentário: